Arquitetura Sustentável

Espaço é a palavra do momento quando pensamos em construir habitações e organizar seus espaços, principalmente quando não temos muitos recursos para financiar uma obra. Com uma demanda por moradia cada vez maior, qualquer terreno, principalmente no meio urbano, dificilmente fica inabitado por muito tempo, já que as construtoras e empreiteiras logo encontram um meio de fazer mais um prédio nesses pequenos espaços. Para as pessoas que querem alternativas para moradia, o que resta é viver em áreas mínimas.

Temos mostrado aqui diversas soluções propostas por pessoas criativas que visam tornar a vida  confortável mesmo dispondo de pouco espaço físico. Apartamentos com utilitários retráteis, casas em contêineres marítimos e pequenas cabanas tem se tornado cada vez mais comuns e quem sabe podem contribuir para que você se inspire e invista em uma ideia do tipo.

Confira 7 ideias de casas feitas para aqueles terrenos pequenos sem perder o charme.

Home Park por anotherAPARTMENT

A pequena casa localizada em Tóquio no Japão conta com apenas 27 metros quadrados fica espremida entre dois prédios e mesmo sem muito espaço, é muito confortável e oferece uma bela vista para o parque que fica em frente a residência.

Narrow Japanese Home por Kota Mizuishi's

Também no Japão, essa casa foi projetada para abrigar uma família de três pessoas. Situada em Tóquio, a Casa Estreita Japonesa pode até ter uma forma aparentemente bizarra, mas é um clássico exemplo de como se construir dentro das limitações espaciais. Seu interior conta com sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto de casal e um quarto para crianças.

Hill House por Andrew Maynard Architects

A Hill House, localizada em Melbourne na Austrália é o típico projeto de casa para uma família com crianças. Também com "problemas" de falta de espaço no entorno, a casa consegue ser muito aconchegante e ainda por cima oferece uma área gramada para atividades ao ar livre. Além do aproveitamento de terreno, a Hill House foi projetada sob os conceitos bioclimáticos. Ou seja, seu telhado sombreia os espaços internos durante o verão e libera a passagem do sol no inverno.

House Arc por Bellomo Architects

Inspirada pelo design de um estacionamento de bicicletas, a House Arc foi concebida como um modelo de habitação modular para comunidades carentes, porém, também pode ser a solução ideal para quem precisa de uma casa de baixo custo para um terreno diminuto. Essa casa compacta foi feita para ter uma construção fácil, além de exigir poucos recursos para a manutenção, já que é extremamente eficiente no aproveitamento de ventilação e luz naturais.

Pod House por Ohio State

Estudantes da Universidade de Ohio nos Estados Unidos trabalharam cerca de três anos no que seria a solução para combinar arquitetura verde em um projeto de casa compacta. A Pod House conta com sistemas de energia solar e reaproveitamento de água em uma pequena casa feita com materiais de baixo impacto ambiental. Atualmente ela fica no Parque da Ciência COSI em Columbus.

Window House por Yasutaka Yoshimura

Em frente a movimentada praia de Kanagawa no Japão, a Window House (Casa Janela) foi projetada para ser um espaço para apenas uma pessoa. A casa ocupa um pequeno espaço na beira da praia e foi construída sob pilotis para não sofrer nenhuma avaria durante as marés altas. Contudo, a característica que mais chama atenção na casa é a disposição e o tamanho das esquadrias. As grandes janelas oferecem uma visão privilegiada da praia e do Monte Fuji.

Zero Cottage por David Baker

Construída sob uma oficina em São Francisco nos Estados Unidos, a Zero Cottage, além de ocupar um terreno reduzido, conta com sistemas altamente eficientes energeticamente. A casa revestida com sucatas de metal aproveita energia solar e gera 30% mais energia do que consome. Além disso, a casa ainda aproveita o calor gerado pelas atividades cotidianas para manter o interior aquecido no inverno. Já no verão, a ventilação natural refresca o ambiente e o deixa confortável.

2 COMENTÁRIOS NO POST EM “7 ideias de casas feitas para terrenos pequenos”

  • Guilherme Pella

    22/02/2014 at 10:14 pm

    Sensacional o site, mais ainda os posts! Parabéns.

Deixe seu comentário